(21) 97292-8404

Atendimento presencial Rio de Janeiro | On-line

Topo

Açúcar: você sabe a diferença entre eles?

Se você quer saber o quão saudável é o açúcar, observe o seu aspecto e coloração. Digamos que quanto mais “bonitinho” ele for pior será. Quanto mais escuro, mais natural, pois não passou por processos químicos para retirar a coloração natural (dourada ou marrom) e com maior concentração de vitaminas e minerais.

Conhecendo o processo de fabricação: de uma forma bem simples!

  • Moagem da cana até obter o caldo;
  • Purificação (aquecimento em torno de 105 ºC) e a filtração para retirar as impurezas;
  • O caldo é cozido e evaporado (formando um xarope), para que posteriormente se forme os cristais de açúcar quando resfriado;
  • O refinamento é a última etapa para a produção do açúcar branco que conhecemos, onde este recebe tratamentos químicos para melhorar o aspecto e paladar.
Agora que já temos uma ideia de como o açúcar chega à nossa mesa, vamos conhecer os diferentes tipos:

MELADO: produto da fervura do caldo de cana até a obtenção de uma concentração de 30% de água e 70% de açúcares (sacarose e frutose). Apresenta uma consistência mais líquida (como mel). Rico em vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio.

MASCAVO: obtido do melado que passa por um processo de cristalização (resfriamento da massa cozida) para ficar na forma mais sólida que conhecemos. É composto por 90% de sacarose e também glicose e frutose. Rico em vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio.

DEMERARA: é um açúcar mais artesanal, obtido do melado da cana. Passa por um leve refinamento, mas não tem adição de substâncias químicas, por isso sua coloração é mais escura e natural e os cristais mais úmidos, preservando os nutrientes como as vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio.

CRISTAL: é obtido do açúcar demerara e passa por processo de refinamento e processo químico de sulfitação (adição de enxofre) e caleagem (processamento com cal), onde 90% dos seus nutrientes são perdidos nestes processos. É quase como um açúcar branco.

BRANCO: é o açúcar mais utilizado pela população. Este açúcar passa por processo de refinamento e são adicionadas diversas substâncias químicas para que fique com coloração branca e com textura bem fininha. Neste processo, todos os nutrientes são perdidos. É sem dúvida, uma péssima opção para consumo!

O açúcar é um alimento que deve ser sempre consumido com muita moderação, não importa se você é um indivíduo saudável ou não.

Um grande abraço!

Créditos – Foto destaque

Sem comentários

Publicar um comentário